O que é um Implante Dentário

Implantes dentários são, geralmente, a melhor opção para a substituição de elementos dentários perdidos, ou que possuem indicação para extração. Quando um dente é perdido, a coroa, (parte que aparece na boca) é removida juntamente com a raiz dentária, sendo esta última, a responsável pela estabilização do dente no tecido ósseo. Com o objetivo de substituir a raiz e proporcionar o suporte para a coroa, o implante é instalado. O material que compõe este substituto da raiz natural é o titânio, material altamente aceito pelo organismo. Quando instalado no tecido ósseo e unido ao mesmo, este conjunto (implante-osso) se torna extremamente estável e longevo.

Os implantes podem substituir individualmente os dentes ou ainda, promover reabilitação de vários dentes através de pontes fixas sobre implantes. Ambas as formas são capazes de promover uma mordida muito próxima à natural, possibilitando que o paciente se alimente de forma mais adequada, recuperando assim, a força mastigatória.

Enquanto o custo e o tempo de tratamento podem ser considerados desvantagens, a escolha de um profissional capacitado e experiente sobrepõe essas limitações, garantindo um tratamento duradouro e satisfatório por devolver autoestima, estética, fonética, mastigação adequada e confiança na hora de sorrir.