Manual de Instruções Pós-Operatórias para Cirurgia Ortognática

Estas instruções pós-operatórias devem ser usados como um guia para auxiliar a tornar a sua recuperação mais confortável e segura. Você acabou de ter uma grande cirurgia realizada e nem todos os pacientes respondem da mesma maneira. Se você possui dúvidas a partir dessas instruções, por favor, ligue para o consultório para esclarece-las.

Visitas no pós-operatório: após a alta do hospital, uma visita pós-operatória deve ser programada geralmente dentro de quatro dias.

Dieta: Imediatamente após a cirurgia você vai receber uma dieta líquida. Isto pode ser avançada para uma dieta pastosa (pudins, maçã, aveia, ou qualquer alimento que seja liquidificado) normalmente pelo segundo dia pós-operatório. O avanço de sua dieta será discutida especialmente durante as suas visitas ao consultório no pós-operatório. A compreensão dessas orientações é extremamente importante para manter uma dieta saudável. Um alto teor calórico, uma dieta rica em proteínas é recomendada, com refeições frequentes e lanches. Suplementos nutricionais são um excelente complemento para sua dieta. Muitos suplementos líquidos nutricionais tais como Ensure, Sustacal e Boost, estão disponíveis nas farmácias ou em casas de suplementos dietéticos, e devido a sua alta densidade calórica e a balançeada presença de proteínas, calorias e vitaminas, alcançam o objetivo de minimizar a perder de peso. Esses suplementos podem ser adicionalmente aumentados com batidas e vitaminas contendo frutas, proteínas em pó e outros aditivos. Pode ser uma boa ajuda fazer um registro diário da dieta da quantidade de fluidos e das calorias ingeridas a fim de assegurar que os objetivos nutricionais estão sendo alcançados. Seguindo essa breve dependência de líquidos, uma dieta semi-sólida e não-mastigável deverá ser iniciada. Essa dieta deve ter uma consistência que pode ser consumida sem a necessidade de ser mordida ou mastigada. Uma grande variedade da sua alimentação diária normal pode ser consumida: ovos mexidos, panquecas, macarrão bem cozido, purê de batata, peixe como o atum em lata, etc. Lembre-se, é muito importante evitar o estresse sobre os sítios cirúrgicos até que eles estejam totalmente cicatrizados e consolidados. Essa dieta deverá ser mantida durante 2 meses, quando uma dieta sólida normal será liberada.

Vale salienta que uma consulta previamente ao procedimento com um(a) nutricionista é extremamente importante para que seja estabelecido um plano alimentar para essa situação.

Atividades: Imediatamente após a cirurgia você vai se sentir letárgico. Isso é normal e acontecesse após qualquer anestesia geral e cirurgia de grande porte. Se você já teve alta observará que demora cerca de uma a duas semanas para sentir a sua energia retornar ao normal. Sua atividade para a primeira semana deve ser limitado a atividade normal e não extenuante. Se você está utilizando analgésicos narcóticos para o controle do desconforto você não deve dirigir carro ou trabalhar com qualquer equipamento perigoso. A melhor regra é ouvir o seu corpo: quando você se sente bem execute atividades leves como caminhar pequenos trajetos, e quando você se sentir cansado, descanse.

Atividades físicas como corridas, futebol, academia, principalmente o fortalecimento muscular com peso, somente poderão ser iniciados 90 dias após o procedimento. A medida que a sua recuperação vai sendo acompanhando esse período de afastamento poderá ser reavaliado.

Medicações: Após a alta hospitalar normalmente você irá utilizar um antibiótico, um antiinflamatório e um remédio para dor. Por favor, use conforme as instruções. Se você tem dúvidas sobre os medicamentos ou apresentar uma reação ligue imediatamente para o consultório.

Higiene bucal: É importante manter uma excelente higiene bucal. Você poderá começar a escovar os dentes. Use uma escova de dentes macia e pediátrica. Nos primeiros dias provavelmente não será capaz de abrir o suficiente para escovar todas as faces dos dentes. E não esqueça de realizar o bochecho com o colutório prescrito, 2 x ao dia, até que seja solicitado a suspensão do mesmo. Maiores informações serão discutidas nas suas consultas de retorno. O que pode ser adicionado aqui é que inicialmente a escovação será um pouco difícil, em alguns momentos poderá gerar um desconforto e até mesmo um leve sangramento. Esses fatores não deverão influenciar para que você fiquei com medo ou desista.

Lábios: os lábios e pele circundante podem começar a descascar. Evite remover a pele morta, uma vez que podem ser ligados a tecidos mais profundos. Mantenha seus lábios úmidos com protetores labiais como a manteiga de cacau, por exemplo.

Elásticos: Você poderá possuir elásticos ligados ao seu aparelho. Estes são
importante para ajudar a treinar o movimento de sua mandíbula. Não force, não tente abrir a boca, fale o mínimo possível quanto estiver com os elásticos, provavelmente irá sentir a mordida “apertada” e um leve desconforto na região próxima ao ouvido, que em pouco tempo desaparecerá. Se os seus elásticos estourarem de um lado, remova-os, também, do lado oposto para evitar puxar desigual e entre em contato com o consultório. Normalmente, você pode esperar até o horário do expediente para que elas sejam substituídas. Após a primeira semana você será ensinado(a) como colocar os elásticos, podendo começar a remove-los o na hora das refeições e reinstala-los novamente.

Inchaço e Hematomas: Cada paciente vai experimentar algum grau de inchaço. Gelo colocado nas bochechas irá ajudar a manter o inchaço baixo. O gelo é usado durante as primeiras 48 horas e, em seguida, calor úmido pode ser utilizado. Às vezes, mesmo depois de 48 horas, as almofadas de gelo provocarão uma sensação de conforto e você pode alternar compressas quentes e frias. Os hematomas iniciarão geralmente após 48 a 72 horas e desaparecem após aproximadamente 15 dias. As compressão quentes e úmidas auxiliarão na regressão mais rápida dessas manchas que, iniciam na face e que irão descendo em direção ao pescoço. A drenagem linfática é uma excelente opção para acelerar a regressão desse processo e poderá iniciar, brevemente, após o procedimento.

Dormência: Todos os pacientes irão sentir dormência no lábio (parestesia). Isto se resolve de maneira diferente para cada pessoa. Às vezes, pode levar meses para que a sensibilidade em seus lábios começam a retornar aos níves de normalidade. Lembre-se, cada pessoa responde de forma diferente à cirurgia e pode ter especial circunstâncias que podem exigir desvio de nossas diretrizes. Siga todos os cuidados e recomendações e tenha uma excelente recuperação.